terça-feira, 19 de junho de 2012

Egoísmo, uma palavra, tantos sentidos

" Um sujeito egoísta é aquele que acredita que o mundo, inclusive as pessoas ao seu redor, foram criadas para ele e somente para ele. O egocentrismo caracteriza-se pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos.
A pessoa egocêntrica é egoísta, no sentido de que não consegue imaginar que não seja ela a prioridade no mundo em que vive. O egocentrismo é próprio da infância, como passagem para que a criança possa aprender a noção de referência a partir do eu e então aprender."

Sim, admito que para começar fui tirar o conceito à wikipédia, mas com um bom motivo, acho, acho não, tenho a certeza que o dicionário não iria dar a resposta que eu pretendia e como sempre, a wikipédia consegue responder às minhas expectativas.
Tenho pensado várias vezes neste conceito, não sei como interpretá-lo, devido a situações às quais me deparo no dia-dia.. Será que somos nós egoísta por pensar que os outros não se preocupam connosco ou será que os outros é que são egoístas por não se incomodarem em saber como estamos?! Vejo isto como uma faca de dois gumes, pois poderá sempre tirar ou por a razão a quem está certo, sem sombra de dúvida, que deve gerar um bom tema de discussão para uma bela tarde de sol.
Não tenho muito mais a dizer acerca do assunto, só posso dizer que continua esta ideia no ar, podendo ser que com a tal experiência da idade, algo me tire as dúvidas, ou apenas eu deixo de ser idiota.

Sem comentários:

Enviar um comentário